Alimentação

Outubro Rosa: alimentos funcionais que previnem o câncer de mama

escrito por Copra
Outubro Rosa: alimentos funcionais que previnem o câncer de mama

Chegou outubro! Mês marcado pelo Outubro Rosa, movimento importantíssimo de conscientização da prevenção ao câncer de mama, que teve início na década de 90. 

E porque todo mês de outubro a gente precisa bater nessa mesma tecla? Porque se detectado em fase inicial, há grandes chances de tratamento e cura. Por isso, apoiamos essa campanha e queremos te alertar da necessidade do diagnóstico precoce e a importância da prevenção através de consultas e exames periódicos, hábitos saudáveis, prática de atividades físicas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e, principalmente, alimentar-se de forma saudável. 

Aqui, vamos apontar alguns alimentos funcionais que são aliados do bem nessa missão. Pois além de oferecer os benefícios nutricionais básicos para o nosso organismo, há evidências de que eles auxiliam na prevenção do câncer e de outras doenças.

Vem com a gente conhecer esses alimentos!

Frutas vermelhas e roxas

Frutas como framboesa, amora, açaí, uvas roxas e morango, são fonte de antocianinas, nutrientes que retardam o crescimento de células malignas, as “pré-cancerígenas”. Elas evitam também a formação de novos vasos sanguíneos – que podem alimentar um tumor.

Brócolis

Ajuda na prevenção de câncer devido ao fitoquímico sulforafano. Sua ação é destruir células cancerígenas e ao mesmo tempo deixar as demais intactas. Ele está presente em quantidade significativa no brócolis, ajuda a eliminar substâncias que podem originar células cancerígenas no corpo, além de afetar diretamente células estaminais do câncer.

Tomate

O tomate é o vegetal que mais concentra o licopeno, que é melhor aproveitado na forma de molhos. Ele pode impedir o crescimento de células cancerígenas e alguns estudos sugerem que seu consumo aumenta a presença do hormônio adiponectina, cuja alta quantidade está associada à redução no risco de ter câncer de mama.

Peixes (sardinha, salmão e atum)

Esses peixes são ricos em Ômega-3, gordura que ajuda a evitar complicações propícias ao aparecimento de tumores. O consumo regular desses peixes evita a sobrecarga hormonal, associada ao surgimento de tumores. Além dos peixes, vale a pena citar outros alimentos ricos neste ácido graxo: abacate, Óleo de Coco Copra Extra Virgem, farinha de linhaça e chia.

Alho

Graças a presença de alicina (um composto sulfurado) o alho tem sido louvado pelas suas propriedades anticancerígenas. O seu “trunfo” é o allium, um composto que ajuda o sistema imunológico a combater as células cancerígenas.

Soja e feijão

Graças à presença de isoflavonas, genisteína (fitoestrógenos) a soja é um ótimo alimento para incluir no cardápio! Já o feijão, por ter baixo índice glicêmico, reduz a circulação de insulina no sangue, o que diminui as chances de um tumor prosperar. O feijão ainda é rico em polifenóis, que evitam a formação de radicais livres. Por isso, desfrute da versatilidade da soja e dos tipos de feijão.

Agora que você conhece alguns alimentos funcionais, torne-os seus aliados! Viva mais e com mais saúde. =)

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