Manter os cuidados com a pele e os cabelos em dia é fator essencial para a mulher estar bem consigo mesma. Por isso, aproveitamos esse Dia da Mulher para apresentar um importante aliado nessa missão: o óleo de coco extravirgem. Mais do que adicionar um toque saudável às receitas culinárias e fornecer energia para a prática de exercícios, o produto tem diversas propriedades que favorecem seu uso enquanto cosmético, atuando na hidratação e regeneração da pele e dos cabelos.
Cuidados com o cabelo
Uma das grandes vantagens de se aplicar o óleo de coco extravirgem nos cabelos está em sua capacidade de atravessar as cutículas e penetrar na região central dos fios, levando nutrientes essenciais para revitalizar e fortalecer as fibras. Este procedimento é necessário pelo fato de o cabelo não possuir a capacidade de se reparar sozinho, sendo necessário fornecer a ele os recursos para se recuperar e manter um aspecto saudável.
No caso de fios danificados, os efeitos são ainda mais significativos, pois as barreiras capilares fragilizadas favorecem a penetração dos ativos. Graças a essas características, o óleo de coco pode ser utilizado das maneiras mais diversas. Veja alguns dos possíveis usos a seguir:
Antes da lavagem: ao aplicar uma pequena quantidade do produto nas pontas e no comprimento, você terá um ótimo efeito pré-xampu.
Umectação: o óleo de coco extravirgem é ideal para esta etapa, pois nutre o fio de maneira profunda por conta dos seus lipídios biocompatíveis, que apresentam alta afinidade com a fibra do cabelo
Restauração: no caso de fios danificados por tinturas, descoloração e outros procedimentos, como alisamento artificial, o uso do produto ajuda a devolver a vida às fibras capilares, dando maciez e brilho.
Finalização: no caso de cabelos afro e cacheados, o uso do composto ao final dos processos de cuidado ajudará a deixar seus fios ainda mais vivos e definidos.
Cuidados com a pele
Assim como a composição molecular do óleo de coco favorece sua penetração nos fios capilares, o mesmo ocorre com a nossa pele. Desse modo, ele é ideal para quem busca mantê-la sempre saudável e hidratada. Além disso, o produto apresenta a vantagem de não ser comedogênico. Ou seja, a pessoa não corre o risco de desenvolver acne a partir do seu uso.
Graças à sua ação suave e reparadora para a pele, o composto é indicado para uma série de finalidades, desde a retirada de maquiagem até para quem busca dar um efeito iluminador no corpo e nos lábios. Veja abaixo algumas das possibilidades:
Remoção de maquiagem: para retirar coberturas, desde as leves até as mais pesadas e à prova d’água, basta umedecer um algodão com óleo de coco e aplicar fazendo movimentos circulares leves até que toda a cobertura seja removida, repetindo o procedimento caso necessário.
Iluminador corporal: não é preciso ter a pele seca para usar o óleo de coco como hidratante ou iluminador corporal. Sua textura leve faz com que a absorção ocorra de maneira bem rápida, principalmente em regiões que costumam ser mais ressecadas, como calcanhar, joelhos e cotovelos.
Gloss e iluminador labial: já quem deseja evitar o ressecamento e a descamação na região dos lábios, basta aplicar uma pequena quantidade de óleo de coco no local. Além de auxiliar na proteção, você ainda verá um lindo efeito gloss.