Alimentação

7 dicas para uma alimentação mais saudável na infância

escrito por Copra
7 dicas para uma alimentação mais saudável na infância

Outubro é o Mês das Crianças, por isso, separamos 7 dicas para uma alimentação saudável na infância. Ter uma alimentação saudável desde pequeno é o meio mais adequado para garantir uma boa qualidade de vida e prevenir diversos tipos de doenças. Portanto, é importante que a alimentação da criança seja balanceada e contenha carboidratos, fibras, proteínas, sais minerais e muito mais. 

Uma alimentação de qualidade proporciona ao organismo nutrientes que garantem energia e disposição para um bom desenvolvimento de atividades diárias. Confira!

1. Frutas e verduras

As frutas e as verduras devem fazer parte do cardápio todos os dias. Esses alimentos fornecem minerais, água e fibras que contém oxidantes. Também são ricos em substâncias bioativas que permitem uma saúde melhor. As frutas podem ser ingeridas com casca pois é nela que estão as vitaminas e nutrientes estão na casca, assim, se for possível, evitar a sua retirada será melhor.

2. Carboidratos

É importante que seja oferecida uma fonte de carboidratos, como pães, bolachas ou cereais. Se oferecidos pães e bolachas, dê preferência aos integrais. Os pães podem ser recheados com queijos magros, tomates, hortaliças, entre outros. Evite processados, como mortadelas, salsichas e patês industrializados.

3. Alimentos mais sólidos

Até a consistência dos alimentos ajudam no desenvolvimento dos pequenos. Alimentos como beterraba, cenoura, pepino, tomate e outros ajudam a fortalecer a musculatura bucal, auxiliando na mastigação.

4. Pratos coloridos

Os pratos coloridos têm o poder de chamar atenção das crianças e, principalmente, ajudar a abrir o apetite. Isso acontece pelo fato delas estarem na fase lúdica, pois tudo que possui cores diversificadas as estimulam. Então, capriche bem no prato!

5. Água e sucos

Conforme a Sociedade Brasileira de Pediatria, o ideal é oferecer sempre água, no entanto, se a preferência for suco, nesse caso, os cítricos (laranja, acerola, abacaxi, etc) são mais recomendados, pois são excelentes para absorver vitaminas.

6. Evite alimentos ultraprocessados

Biscoitos recheados, macarrão instantâneo, refrigerantes, salgadinhos de pacote, batatas fritas, sucos em pó, pratos congelados e até alimentos prontos para bebês devem ser evitados pois contém baixo valor nutricional.

7. E os doces?

Os doces podem ser consumidos, mas com muita moderação. Quando o consumo passa do permitido, torna-se prejudicial à saúde. A recomendação da oferta é de apenas três vezes por semana para as crianças com peso adequado.

Lembre-se: a alimentação saudável é o prato principal para garantir uma vida cheia de saúde!

Alimentação Saudável Crianças Dia das Crianças Infância Nutrição Infantil Óleo de Coco

Posso te ajudar?
Acesse

Posso te ajudar?
Acesse